Esta é a nova "morada" do Projeto "Sou Frida!"
Esta Galeria Virtual foi criada especialmente para o Projeto "Sou Frida!", de minha autoria, lançado em 8 de março de 2013, por convocatória publicada na Internet.
Cada obra aqui apresentada, me foi enviada por sua autora/autor, via correio ou e-mail, e está exposta com o consentimento de todas e todos.
A convocatória e exposição não têm prazo de encerramento previsto.
Boas vindas a todas e todos amantes da obra e vida de Frida Kahlo e que, de alguma forma, conseguem vê-la dentro de si.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

"SOU FRIDA!" UM PROJETO DE ARTE POSTAL - 1ª EXPOSIÇÃO


Frida Kahlo é tema de mostra de arte em Brasília
Exposição inédita “Sou Frida!” reúne criações de artistas internacionais no restaurante El Paso Texas do Terraço Shopping
 De 22 de julho a 22 de agosto
Vernissage: 22/07, das 18h às 20h.

Uma homenagem sem fronteiras e à altura de sua musa inspiradora. Esta é a proposta do Projeto “Sou Frida!”, criado especialmente para reverenciar a mulher e a artista mexicana Frida Kahlo. O local para receber a exposição em Brasília não poderia ser outro: o restaurante El Paso Texas do Terraço Shopping. "Para esta primeira exposição, eu busquei um local fora do eixo de galerias convencionais, mais acessível ao grande público e que de alguma forma dialogasse com a temática", revela Ana Marta Austin, artista visual, arte-educadora e idealizadora do projeto. A mostra será aberta em 22 de julho e segue até 22 de agosto. A iniciativa marca o mês nascimento e os 60 anos de falecimento de Frida.
Para o chef David Lechtig, que está à frente dos quatros restaurantes da Rede El Paso, a mostra reafirma  seu empenho na difusão a cultura latina, para além da culinária. "Sempre fui um entusiasta da riqueza cultural dos países latinoamericanos e para mim é gratificante abrir a casa para acolher esta homenagem tão merecida ao mito de Frida", comenta David, que faz questão de manter uma decoração escolhida a dedo em seus estabelecimentos. Peças do folclore e da cultura mexicana, desde pedaços de carros antigos, até fotos de personalidades como Pancho Villa e Emiliano Zapata, além de pinturas e quadros, ornamentam os salões dos restaurantes. Não por acaso, o projeto da unidade do Terraço Shopping foi vencedor da Bienal de Arquitetura da Universidade de Brasília, em 2003.
O Projeto “Sou Frida!” nasceu em 2013, a partir de uma convocatória de Ana para que pessoas dos mais diversos locais, artistas ou não, mostrassem seu olhar pessoal sobre Frida Kahlo, ou a “Frida” que pode estar escondida em cada ser. Como resultado, a artista recebeu mais de 100 peças de arte postal do mundo inteiro. "A arte postal é um fenômeno complexo e extremamente abrangente, onde se incluem técnicas e suportes diversos, como postais, adesivos, poesia visual, livros de artistas, selos, fax, vídeo, entre outros, sendo uma alternativa aos meios tradicionais de exposição da arte", explica Ana.
Ana pretende levar a mostra para outras cidades futuramente. "A meta deste projeto é chegar à Casa Azul, no México, a casa de Frida Kahlo". Alguém duvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário